Nadador aldeense participa de Copa Mercosul em Curitiba

PAN 2007 - Lucas Silva e Gustavo Borges Foto: Eduardo Rosa
Com apenas 13 anos, o nadador aldeense Lucas Silva foi convocado pelo Clube de Regatas do Flamengo para participar da 10ª Copa Mercosul de Natação, realizada dos dias 2 a 5 de agosto, no Parque Aquático do Clube Curitibano, em Curitiba. Leia mais...

Comentários

Anônimo disse…
Aldeense faz bonito nas piscinas de Curitiba e traz bronze para região

Nas águas de Curitiba, o jovem nadador, Lucas Silva, de São Pedro da Aldeia, conquistou medalha de Bronze nos 100 metros costas da 10ª Copa Mercosul de Natação, realizada dos dias 2 a 5 de agosto, no Parque Aquático do Clube Curitibano. A competição contou com a participação de mais de 720 atletas em diversas modalidades de nado, do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Com o tempo de 1'12''75, o nadador aldeense, de 13 anos, conquistou o índice classificatório para concorrer no Campeonato Brasileiro Infantil I, a ser realizado pela Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA), durante o mês de novembro em Brasília/DF. “Mais importante do que a medalha foi atingir o tempo para o Brasileiro”, afirmou o atleta, que diminui em quatro segundos seu tempo.

Convocado pelo Clube de Regatas do Flamengo, Lucas concorreu em outras duas modalidades, nos 200 metros medley, chegando em quinto lugar e nos 400 metros livre, faturando a sexta posição.

Ainda sem almejar ser profissional, com apenas quatro anos, Lucas começou a fazer natação por problemas de saúde. “Iniciei meu treinamento no São Pedro Esporte Clube, com a mesma técnica que ainda hoje me treina. Tinha escoliose e constantemente sofria com alergias, por isso entrei para a natação”, relembra o atleta.

No entanto, com o bom rendimento durante as aulas, sua treinadora Maria Garcia o convidou para fazer parte da equipe do SPEC. Desde então, não parou mais. Foi atleta vinculado da 2ª divisão do Colégio Santa Mônica, no Rio de Janeiro, e em 2006, convidado pelo Flamengo a participar da 1ª divisão dos campeonatos como atleta federado.

Nadando em todas as modalidades, Lucas aponta o “costas” como o estilo em que se destaca. Como parte de sua rotina, Lucas concilia seu tempo entre os treinos praticados três vezes por semana, na Academia Espaço do Corpo, em Cabo Frio, e as aulas cursadas pela manhã, na 7ª série do Colégio Mater Coeli, também na mesma cidade. E, como hobby, freqüenta aulas de desenho.

Acordando bem cedo, o jovem confessou não fazer nenhuma dieta especial, entretanto evita o consumo de frituras e biscoitos recheados. E, em breve, vai contar com a ajuda de um fisiatra esportivo que vai traçar seu desenvolvimento corporal. “Com ajuda desse profissional, poderemos analisar o crescimento do Lucas, melhorar sua capacidade funcional e ver a necessidade de ingestão de suplementos alimentares como complemento a sua dieta”, destacou o pai coruja, Eduardo Rosa.

Como meta, Lucas vai participar da 4ª Rodada do Circuito Infantil, no Fluminense Futebol Clube, nos dia 25 e 26 de agosto, onde pretende conquistar bons índices classificatórios para outras modalidades do Campeonato Brasileiro.

E para o futuro, o nadador tem como aspiração ir morar no Rio de Janeiro e trilhar uma carreira de sucesso na piscina do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea. Consciente, Lucas sabe que a carreira de nadador é curta, atingindo o auge aos 20 anos e durando, no máximo, até aos 33 anos. Por isso, o aldeense quer continuar estudando, e quem sabe, com ajuda de futuros patrocínios, no exterior. "Estou providenciando dupla cidadania portuguesa que permite livre acesso na Europa. Meus avós maternos são portugueses, isso facilita a retirada a emissão do documento", conclui o nadador.

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares