Exame de sangue pode prever problema nos rins


Um teste sanguíneo já existente, mas raramente usado, ganhou uma nova função médica: apontar quais pacientes com doenças renais crônicas vão desenvolver complicações. A descoberta será anunciada na próxima edição do Journal of the American Society Nephrology (JASN).
O exame analisa a quantidade de uma proteína chamada cistatina C na corrente sanguínea. Segundo os pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a cistatina C é um indicador da função renal, já que normalmente é filtrada por rins saudáveis. Ou seja: quanto mais cistatina C houver no organismo, mais danificados estão os rins. 
Atualmente, os exames que monitoram a atividade renal medem o teor de uma outra proteína, a creatina. O método, contudo, pode ser impreciso, uma vez que a quantidade de creatina no organismo varia de acordo com a massa muscular do indivíduo e sua dieta de proteínas.
“O exame de cistatina C deve ser usado como uma confirmação de casos de problemas renais já identificados pelo método de creatina”, diz Carmen A. Peralta, coautora do estudo. Ela destaca que, com o diagnóstico mais preciso, os pacientes poderão ser submetidos a tratamentos e dosagem de medicamentos mais adequados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares