Dinheiro ainda é forma de pagamento mais usada no Brasil

A forma mais usada de pagamentos pelos brasileiros ainda é o dinheiro, correspondendo a 72% comparativamente às outras formas de pagamento, aponta a pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central.
A pesquisa revelou que o número de pessoas com conta bancária cresceu significativamente, passando de 39% em 2007, para 51% em 2010. No entanto, a maioria da população (55%) ainda recebe seu salário em dinheiro. 
O valor médio das despesas mensais do público aumentou cerca de 40% entre 2007 e 2010, ficando em torno de 808 reais, sendo que 59% são pagas em dinheiro.

Circulação
- A maioria dos entrevistados costuma levar diariamente valores médios de até 20 reais, elegendo as notas de 10 e 5 reais como suas preferidas e também as que mais sentem falta no momento que precisam fazer um pagamento.

As cédulas recebidas dos bancos são consideradas de boa qualidade por 97% do público e apenas 15% dos entrevistados sentem dificuldade de obter notas de determinados valores, principalmente as de 5 e 2 reais. Questionados, 67% dos entrevistados gostariam de ter notas de 2, 5 e 10 reais nos caixas de auto atendimento.


Aproximadamente 21% dos entrevistados costumam levar diariamente até 3 reais em moedas. Para o comércio, as moedas de 1 real e 50 centavos são as que mais fazem falta no momento do troco. A pesquisa também revelou que, nos últimos três anos, diminuiu de 14% para 9% o número de comerciantes que sentem falta da moeda de 1 centavo na hora do troco.


Pesquisa
- Foram feitas 2.089 entrevistas, contemplando todas as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal, além de municípios com porte a partir de 100 mil habitantes. As entrevistas foram dirigidas à população, ao comércio e aos prestadores de serviços.

Fonte Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares