Prefeito transforma Defesa Civil em Secretaria

(30.03.11) – O prefeito de Araruama, André Mônica, oficializou, esta semana, a transformação da Defesa Civil de Subsecretaria para Secretaria. O comando da pasta continua com o tenente coronel Carlos Alexandre Carneiro da Rosa, que a partir de agora, tem maior autonomia para gerenciar os próprios projetos, e muitos planos que terão influência direta no dia-a-dia da população.
A primeira atuação da nova Secretaria já foi definida: intensificar a capacitação dos agentes do setor. “Há pouco tempo formamos três instrutores na Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, que tem respaldo do Ministério da Integração Nacional, em Brasília. Agora, temos mais três fazendo curso de análise de estruturas, que nos permitirá avaliar a situação estrutural de qualquer edificação, prevenindo acidentes” – explicou o novo secretário.
Segundo Carlos Alexandre, o fato da Defesa Civil passar a ser Secretaria significa o aumento de efetivo, com profissionais e técnicos especializados.
- Quando decidiu transformar a Defesa Civil em Secretaria, o prefeito André Mônica deixou claro que queria um enfoque mais profissional no setor. Agora, por exemplo, temos uma perita judicial em análise de estrutura, o que significa que a Defesa Civil de Araruama pode fazer análises mais elaboradas e emitir laudos técnicos sobre a situação de imóveis e outras construções. Também passamos a contar com mais seis agentes, além dos 15 guarda-vidas que tínhamos – comentou.
A nova Secretaria está funcionando, provisoriamente, no galpão da Secretaria de Obras, na Rua Professor Pasteur, próximo à UPA de Araruama. “Mas a ideia é, em breve, irmos para um outro local, numa área mais central, que seria o prédio do Detran ou próximo à Casa de Cultura”, explicou Carlos Alexandre, lembrando que em breve receberá uma viatura de Secretaria Municipal de Transportes.
Com o novo status, antigos projetos ganham novo fôlego, como o Força Voluntária em Ação. “Até junho de 2012 queremos ter dois mil voluntários cadastrados neste projeto”, informou. Outra meta da nova Secretaria é implantar, pelo menos, um núcleo da Defesa Civil em cada distrito de Araruama. “Hoje temos apenas um, em São Vicente. Vamos melhorá-lo e levar o projeto para Praia Seca, Iguabinha e Morro Grande”.


--
--
Prefeitura Municipal de Araruama
www.araruama.rj.gov.br
Departamento de Comunicação
ascom.araruama@gmail.com

(22) 2665-2121 Ramal: 213

Siga-nos:
Twitter:
www.twitter.com/araruamaoficial
Facebook:
araruama ofic
Youtube:
www.youtube.com/araruamaoficial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares