Rinha Robótica: um evento de luta entre robôs na Europa

O RobotChallenge é um evento europeu que reúne engenheiros de 16 países. O objetivo: criar uma espécia de Olimpíadas robóticas com direito até a lutas de sumô

16 países e 270 competidores disputando medalhas em Viena. Uma série de provas como: luta de sumô, corridas livres e corridas com obstáculos. Não são as Olimpíadas propriamente ditas, mas é quase isso. O RobotChallenge reúne máquinas de 16 lugares diferentes na Europa que competem em diferentes categorias.

O objetivo do encontro, que termina nesta segunda-feira (28) com uma série de seminários, é criar um ambiente para o aprendizado criativo sobre as novas tecnologias e a ciência em geral, por meio da experimentação prática. A intenção é atrair o interesse do público em geral para setores científicos relacionados à robótica, como mecânica, eletrônica e inteligência artificial.

Dentre algumas das provas a que são submetidos os robôs, estavam as competições de sumô, nas quais só 'sobrevive' a máquina que conseguir se manter no ringue. Também há uma prova de 'estilo livre', na qual as máquinas, construídas à mão, podem mostrar suas habilidades sem nenhum tipo de restrição.


O RobotChanllenge é realizado em Viena desde 2004, organizado pela sociedade austríaca de ciências da computação inovadoras (Innoc) em cooperação com o Ministério de Ciência da Áustria. Os criadores e participantes são, em sua maioria, estudantes de países europeus.


O grande vencedor da edição deste ano foi a Polônia, que acumulou seis medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Confira, abaixo, uma galeria preparada pela equipe do site de ÉPOCA com algumas das melhores imagens do evento.
 Fonte Época
 Redação ÉPOCA, com Agência EFE
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares