Oficina gratuita de Técnicas de Gravuras: inscrições abertas


A Prefeitura de São Pedro está com inscrições abertas para uma oficina que desenvolve e finaliza duas propostas de gravações, que podem ser criadas e produzidas unicamente pelo participante, sem auxílio técnico de um especialista ou uso de prensa: Xilogravura e Monotipia, As aulas acontecerão gratuitamente no Museu Gustavo Teixeira, aos sábados das 9h ao meio dia.

A oficina será ministrada pela artista plástica e restauradora Adriana D´Alessio, formada em Licenciatura em Artes pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Adriana reside há cinco anos em São Pedro, onde realiza trabalhos em conservação e restauração de imagens sacras, além de outros projetos em Artes Plásticas pela região e na capital. Seus trabalhos podem ser vistos no site: www.arterestauracao.com.br. 

Xilogravura significa “gravura em madeira”, é considerada a mais antiga técnica de gravura, e consiste em produzir uma matriz em madeira, entalhando-a com goivas (ferramentas apropriadas) para formar altos relevos, estes então recebem a tinta para a impressão artística desejada. Como objetivo da oficina, os participantes entenderão que esta matriz poderá ser usada inúmeras vezes para reprodução de gravuras idênticas em papel, mas também poderão experimentar a combinação de sua impressão com outros suportes (como tecido) e outras técnicas (como óleo ou aquarela), gerando assim trabalhos contemporâneos.

Monotipia é considerada como “único tipo”, devido a característica da impressão gerar uma cópia única. Consiste numa impressão artística onde, por pressão, se transfere a pintura desejada do vidro para o papel. Como objetivo da oficina, os participantes entenderão a flexibilidade que esta técnica oferece, gerando algumas impressões únicas em papel, mas também experimentando a interferência em cima dos resultados finais com outros materiais (como carvão, pastel ou aquarela) e a possibilidade de impressão em outros suportes (como tecido).

A atividade está sendo viabilizada através da parceria entre o Governo de Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, POIESIS (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura), Oficina Cultural Carlos Gomes e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.   
  
Serviço
Inscrição: até 5 de maio
Início das aulas: 7 de maio
Término: 25 de junho
Horário: aos sábados, das 9h às 12h
Público alvo: quaisquer interessados a partir de 14 anos.
Local: Museu Gustavo Teixeira
Contato: (19) 3483-1476 ou cultura@saopedro.sp.gov.br

Informativo Prefeitura de São Pedro
Luciana Alonso Marques
Secretária de Comunicação
(19) 3481-9234
comunicacao@saopedro.sp.gov.br
www.saopedro.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares