Cerca de 180 pessoas participaram da campanha do Hemorio




Quase 180 pessoas participaram, no fim de semana, da campanha de captação de doadores de sangue, realizada pelo Hemorio em parceria com a Prefeitura Municipal de Araruama e o Governo do Estado. Deste total, apenas 58% puderam efetivar a doação. O restante, por problemas de saúde ou por não atenderem os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde com relação à peso, idade ou alimentação adequada, não passou da fase inicial de seleção. A campanha durou dois dias (sexta e sábado). Um ônibus do hemocentro, adaptado, atendeu a população na Praça Antônio Raposo, das 10 às 15 horas.
- A meta era captar 200 doadores ao final desta campanha. Mas, se levarmos em conta que o Hemolagos (único banco de coleta de sangue da Região dos Lagos), em Cabo Frio, tem, em média, 15 doações/dia, o resultado foi bastante positivo: em dois dias de campanha conseguimos superar a média deles em quase 350% - comentou o secretário municipal de Saúde, Fernando Daniel, que pretende firmar outras parcerias deste tipo com o Hemorio.
Oficialmente, o município possui 1004 doadores de sangue voluntários, que constantemente seguem para o Hemolagos, onde a doação é realizada. Quem não tem condições de ir por conta própria, conta com o apoio da Prefeitura, que leva essas pessoas à Cabo Frio no veículo da unidade transfusional do município.
- Quem tiver interesse em doar sangue, pode procurar nossa unidade transfusional (próximo ao PAM) para agendar o transporte ao Hemolagos. Toda quinta-feira, de manhã, temos um veículo que leva essas pessoas a Cabo Frio, e depois as traz de volta para Araruama, sem nenhum custo – explicou o secretário. Para outras informações, o telefone da unidade transfusional de Araruama é (22) 2665-3124.
Pelas regras do Ministério da Saúde, qualquer pessoa saudável pode ser um doador de sangue, desde que tenha entre 18 anos e 67 anos incompletos (necessário apresentar documento de identificação original com foto, ou cópia autenticada), pese mais de 50 quilos, tenha tido uma boa noite de sono no dia da doação, não tenha ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, não esteja grávida ou amamentando, não esteja em jejum, mas também não tenha ingerido alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.




Prefeitura Municipal de Araruama
www.araruama.rj.gov.br

Departamento de Comunicação
ascom.araruama@gmail.com
(22) 2665-2121 Ramal: 213

Siga-nos:
Twitter:
www.twitter.com/araruamaoficial
Facebook:
araruama ofic
Youtube:
www.youtube.com/araruamaoficial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares